30 de dezembro de 2013

Os melhores livros de 2013






E aqui estou eu com mais uma das minhas listas de final de ano. Já falei dos meus cds favoritos, agora vou listar os livros de 2013. Li mais do que no ano passado. Até agora finalizei 118. Acredito que terminarei com 120 ao todo.

Não dei 5 estrelas nem para 20, o que não dificultou muito para escolher os favoritos. A maioria dei nota 4 ou 3 (como a meia estrela faz falta). 

Então segue a lista dos meus 10 livros favoritos de 2013.


10 - O duque e eu - Julia Quinn

Um romance histórico simples, mas cheio de ironias e críticas sociais. Ela cria uma protagonista forte e um mocinho que é impossível não gostar. Sua escrita costuma ser comparada à da Jane Austen. Precisa dizer mais alguma coisa?

09 - Os mistérios da coroa - Nancy Bilyeau

Um livro histórico muito bem escrito. A autora compõe uma trama cheia de intrigas que acaba sendo impossível de largar. Um livro bem construído e com fatos históricos bem colocados em meio à ficção.

08 - Easy - Tammara Webber

O meu New Adult do coração (e pelo visto de metade das blogueiras do país). Easy é um romance bem escrito, com personagens cativantes e cheio de dramas sérios. E quem não queria ser desenhada pelo Lucas, hein?

07 - @mor - Daniel Glattauer

Um livro inteligente. Adoro os "diálogos" não-diálogos dos e-mails dos protagonistas. Amo cada conversa, cada ironia e cada palavra poética. Uma história que me encantou por cada nuance, cada pequena coisa.

06 - Sem você não é verão - Jenny Han

Um dos YAs que eu mais amo. Adoro a simplicidade da história e como ela é realista. E é por conta disso que ela é tão bonita. Amo a maneira como ela desenvolve os personagens, suas falhas, fragilidades e escolhas. É lindo!

05 - Laços Inseparáveis - Emily Giffin
Emily Giffin figura na lista das minhas autoras favoritas desde seu primeiro livro. Sou completamente apaixonada pela maneira que ela constrói seus personagens, além de não fazer juízo de valor de nenhum deles. O leitor tira suas próprias conclusões. A cada livro ela cria histórias mais profundas, que mexem com o leitor de maneira impressionante. Laços inseparáveis é assim. Um livro bonito, com suas doses de tristeza e felicidade. Do mesmo jeito que a vida.
Leia a resenha.

04 - Codinome Verity - Elizabeth Wein
Um livro que, apesar do começo confuso, acabou se mostrando muito bem construído. A autora brinca com o leitor e faz com que a gente acabe pensando no tema do livro por bastante tempo. Uma história bonita e cruel ao mesmo tempo, além de diferente dos YAs que vemos por aí.
Leia a resenha.

03 - Garota Exemplar - Gillian Flynn
Um dos livros mais inteligentes que já li. A autora constrói e desconstrói a história diversas vezes. Eu tive raiva diversas vezes enquanto lia, mas não pude negar a genialidade da Gillian. Um livro que ninguém devia ler resenha antes, porque a graça é ser surpreendido inúmeras vezes (como eu não cheguei a ser por conta de uma resenha) com as sambadas dos protagonistas. E estou louca para ver a adaptação cinematográfica.

02 - Vampire Academy (a série inteira) - Richelle Mead
Meu maior surto do ano. Li os seis livros da série de uma tacada só e em uma semana e meia. Fiquei tentando convencer todos os meus amigos a ler (consegui que alguns dessem chance) e falei de cada nuance da história. Amei Rose e Dimitri, me irritei com a Lissa, achei o Adrian fofo. Achei a construção da sociedade muito interessante e percebi crítica social na forma como a Mead fez as coisas. Um dos melhores livros de vampiro que já li.
Leia a resenha do primeiro livro.

01 - Trilogia Delirium - Lauren Oliver
A série divide opiniões, mas eu não tenho dúvida nenhuma que eu amo cada escolha feita pela Lauren (muita gente ficou com raiva, eu não fui uma delas). Sou uma fã surtada da autora e da série. Já havia lido Delírio ano passado e ele entrou na minha lista de melhores. Em 2013 li a trilogia inteira em inglês, além de dois contos extras (ainda falta ler outros dois) pela visão da Hana e do Alex. Acho o encaminhamento que a autora deu para a história arriscado e corajoso, gosto da forma poética e bonita que ela escreve. A série mexe comigo e me faz ter as mais diversas emoções. E eu amo cada uma delas.
Leia a resenha de Delirium e Hana.
Leia a resenha de Pandemonium.
Leia a resenha  de Requiem.

E vocês, quais livros mais gostaram em 2013?

Quem quiser seguir o blog nas redes sociais: Twitter Facebook / Youtube / Instagram / LastFM / Skoob
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu nome é Carissa Vieira, tenho 25 anos e sou de Recife. Adoro cinema e literatura. Sou autora do livro Andanças, lançado no final de 2012.

Se inscreva no YouTube

Siga por Email

Meu livro: Andanças

Tecnologia do Blogger.

Blog archive

Afiliados

Siga pelo Bloglovin

Follow on Bloglovin