5 de março de 2013

Resenha: Northanger Abbey


Editora: Bounty Books
 (só Northanger Abbey) Páginas: 187

Uni o útil ao agradável ao resolver ler Northanger Abbey. Decidi que seria o primeiro livro do Challenge One Book A Month e aproveitava e lia o livro do clube do livro que a Luciana organiza na Saraiva algumas vezes por ano.

A edição que tenho é de uma compilação de três livros da Jane: Sense and Sensibility, Emma e Northanger Abbey. O livro é ilustrado e lindo. Eu tinha tirado fotos, mas acabei não gostando e desisti de colocar aqui.

Já li praticamente todos os livros da Jane Austen, curiosamente esse vai ser o primeiro que resenho aqui no blog.


Northanger Abbey conta a história de Catherine, uma jovem ingênua de 17 anos, que é convidada para passar uma temporada em Bath. Lá ela conhece os Tilney e os Thorpe. Uns simpáticos e atenciosos, outros interesseiros e desagradáveis. Logo é convidada para passar um tempo na casa dos Tilney, Nortahnger Abbey, um lugar que lembra os cenários de seus romances favoritos. Antigo e sombrio, o lugar é perfeito para a imaginação fértil da jovem.

O livro é considerado uma paródia dos romances góticos. Provavelmente é a obra da Jane Austen mais carregada de humor.

A heroína é muito ingênua e agrada ao leitor. Os outros personagens também têm características bem marcantes e fáceis de detectar.

Achei interessante pela Jane usar metalinguagem em uma época onde não se falava sobre metalinguagem. Ela defende aquele leitor que lê apenas por prazer, o que é admirável, sem jamais deixar de usar a ironia que lhe é característica.

A história é curta e fácil de ler. Confesso que o inglês não é dos mais fáceis, mas já estou ficando acostumada a ler os livros da Jane no original, então não sofro muito.

Não é meu livro favorito da autora, mas com certeza vale a leitura e dá margem para diversas discussões.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu nome é Carissa Vieira, tenho 24 anos e sou de Recife. Adoro cinema e literatura. Sou autora do livro Andanças, lançado no final de 2012.

Promoções

Curta o blog no Facebook

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Compre na Cultura

Total de visualizações de página