3 de julho de 2012

Resenha: O Chamado Selvagem




Conhecia Jack London de nome, mas nunca havia lido um livro dele. Uma vez quase comprei alguns livros do autor, mas ao perceber que tinha histórias sobre animais, desisti. Ao receber O Chamado Selvagem achei que não ia gostar, já que o protagonista – Buck – é um cachorro. Não é que deteste animais, mas não sou uma fã de filmes, livros, seriados onde centram a trama nos bichos.

Comecei a leitura com um certo receio, mas logo nas primeiras páginas pude perceber que a narrativa do autor é do tipo que  me conquista. O fato de Buck ser um cachorro logo deixou de ser um problema e passou a ser um fator positivo.


No começo do livro o nosso protagonista vive uma vida tranquila na casa de um juiz. Seu pai morou naquela mesma casa e ele continuou seu legado. Até que um dia sua vida se transforma. Ele é sequestrado e vendido, sendo obrigado a deixar sua confortável vida e começar a trabalhar junto com outros cachorros.

A adaptação é difícil, mas aos poucos ele vai se acostumando com a nova vida, volta e meia tendo uma reviravolta.

O Chamado Selvagem é considerado a obra-prima de Jack London. É um livro fininho e fácil de ler. Com uma narrativa cativante, como o próprio protagonista, faz com que você deseje que Buck consiga superar as dificuldades e seja feliz, como qualquer protagonista humano. E essa é a maior qualidade de London. Buck é um cachorro, mas a escrita do autor faz você sentir empatia pelos sentimentos dele, como se ele fosse humano.

Com isso não estou dizendo que Buck não é bem caracterizado como cachorro, pelo contrário. Jack situa a realidade da vida de um cachorro durante a corrida de ouro no século 19 com maestria.

Um livro que me surpreendeu e me fez desejar ler outras obras do famoso autor. Espero fazer isso em breve.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu nome é Carissa Vieira, tenho 25 anos e sou de Recife. Adoro cinema e literatura. Sou autora do livro Andanças, lançado no final de 2012.

Se inscreva no YouTube

Siga por Email

Meu livro: Andanças

Tecnologia do Blogger.

Blog archive

Afiliados

Siga pelo Bloglovin

Follow on Bloglovin