26 de abril de 2012

Resenha: Antes que eu vá




Fazia tempo que eu queria ler este livro, mas honestamente não sabia bem o que esperar da narrativa da Lauren Oliver. Tinha ouvido e lido muitos elogios à história que ela criou, mas eu me perguntava se ia amar tanto assim, já que sempre fico desconfiada com o que todo mundo elogia. Apesar de não me achar tão difícil de agradar, não é todo livro que verdadeiramente me encanta, mas sem dúvida, Antes que eu vá conseguiu me conquistar de diversas maneiras.

Samantha, ou apenas Sam, é uma adolescente que tem tudo o que muitas garotas desejam: é bonita, popular, namora um dos caras mais cobiçados do Thomas Jefferson, seu colégio, e tem o grupo de amigas mais descolado do lugar. Está no auge da sua vida. E é exatamente no auge da vida que ela morre (não, isso não é spoiler). Com toda a vida pela frente, ela perde tudo. Sem dar adeus a ninguém, ela simplesmente morre.


E é aí que a história começa, porque Sam começa a reviver o fatídico dia, durante uma semana, cada vez de uma maneira diferente. E é aí que ela começa a perceber o valor real de tudo que ela sempre teve, e acabou de perder.

“Você não acorda com uma sensação estranha no estômago. Não vê sombras que não existem. Não se lembra de dizer a seus pais que os ama, ou [...] nem mesmo se despede deles.”

Samantha não é uma protagonista como várias que podemos ver nos livros YA que enchem nossas prateleiras. Ela não é a típica mocinha boazinha, que faz tudo certinho e é tremendamente chata. Também não dá pra considerá-la uma vilã, mas ela tem um lado - e faz muito uso dele – muito cruel, com os outros e muitas vezes consigo mesma.

A forma que a Lauren Oliver escreve me agradou profundamente.  Ela consegue escrever para o público mais jovem sem fugir da realidade da vida dos adolescentes, que nem sempre fazem tudo certinho; e tudo com muita sensibilidade.

O drama de Sam mexe, acredito eu, com praticamente qualquer tipo de leitor. É fácil se emocionar com a história e torcer pela protagonista. Falando dela, devo dizer que em diversos momentos não gostei das suas atitudes e tive raiva, mas gostei da Sam. O mesmo não se pode dizer de Rob, o namorado dela e de algumas de suas amigas. E uma das belezas da narrativa de Lauren Oliver é no fazer entender esses personagens, mesmo quando não gostamos deles.

Antes que eu vá é um livro pra ser lido e sentido. Um YA inteligente, de qualidade. Mas o que se pode esperar de uma autora que cresceu lendo Ágatha Christie, contos de fadas e é filha de um escritor de sucesso? Eu mal posso esperar para ler outro livro dela.

“Dizem que logo antes de você morrer sua vida passa diante dos seus olhos, mas não é assim que acontece comigo. Vejo apenas meus melhores momentos. As coisas que quero lembrar e pelas quais desejo ser lembrada.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu nome é Carissa Vieira, tenho 25 anos e sou de Recife. Adoro cinema e literatura. Sou autora do livro Andanças, lançado no final de 2012.

Se inscreva no YouTube

Siga por Email

Meu livro: Andanças

Tecnologia do Blogger.

Blog archive

Afiliados

Siga pelo Bloglovin

Follow on Bloglovin